Coutinho Arquitetura
< BLOG

5 DICAS IMPERDÍVEIS antes da compra de um terreno para construção de sua casa.

Categoria: BLOG

1 – Consulte um Arquiteto
Como primeiro passo você deve consultar um bom arquiteto. Este profissional irá lhe orientar tendo como base suas escolhas e preferências para o projeto de sua casa e assim indicará o lote que melhor se adapte a elas. Culturalmente acabamos invertendo esta ordem, adquirindo o lote antes e posteriormente consultamos este profissional.

Com a orientação de um arquiteto você poderá ainda evitar custos desnecessários, fazer a escolha certa do terreno, estimar os custos construtivos, dentre outros fatores.

2 – Topografia do lote

Nem sempre é tarefa fácil, entender como a topografia pode afetar o valor e a qualidade da construção é essencial para não ter surpresas futuras. Sendo assim, devemos considerar e analisar a inclinação para definir assertivamente esta escolha.

A topografia do terreno tem uma elevada relação, portanto foram consideradas três modalidades preferenciais e suas vantagens:

Leve declive – vantagens: maior ocupação do terreno, baixo custo de movimentação de terra e ausência de muro de arrimo, fato este que elevaria os custos de obras;

Leve aclive - vantagens: boa ocupação do terreno seguindo perfil natural, baixo custo de mobilização de terra e ausência de muro de arrimo;

Imagem2

Terreno Plano - vantagens: boa ocupação do terreno, baixo custo ou ausência de custos de mobilização de terra e ausência de muro de arrimo;

Imagem5

Terrenos que possuem aclives ou declives acentuados tornam-se interessantes se, o valor do terreno em comparação a outros tenha um desconto considerável, já que terá que aumentar os custos construtivos posteriormente.

3- Posição do sol
Neste ponto muitas pessoas costumam não dar a devida importância, mas você deve analisar sim a posição do terreno em relação ao sol. Esta análise deverá levar em consideração a incidência dos raios solares que adentram a casa, onde os raios solares da manhã fornecem benefícios à saúde e os raios solares da tarde promovem malefícios. Um bom arquiteto vai posicionar todo seu projeto de acordo com esta orientação.

4- Limitações legais (condomínios fechados principalmente)

Limitações legais são comuns em condomínio fechados. Normas do regimento devem ser seguidas como padrões para construção e uso. Como exemplo: quantidade máxima de pavimentos, tamanho mínimo (m²) para construção, recuos obrigatórios laterais e etc.

Ideal aqui é verificar com um arquiteto para que ele também lhe oriente sobre o regimento do condomínio de sua escolha, assim ele vai especificar todos os pontos positivos e negativos para que o projeto e posteriormente sua casa fique como você sempre sonhou!

5-  Árvores (mata nativa)

Esse item é de grande relevância no caso de o lote ter uma vegetação densa. Algumas árvores que podem existir no local são protegidas por leis bastante severas e inclusive muit delas não poderão ser removidas. Portanto atente-se a este fato antes que tenha um problema junto ao meio ambiente, Aprovações e CETESB.

Imagem8Imagem7

FacebookLinkedInCompartilhar