Coutinho Arquitetura
< BLOG

Comprar um imóvel ou construir? a Coutinho Arquitetura responde

Categoria: BLOG

 

Imagem8

Esta é uma pergunta muito difícil de responder, pois existem muitas variáveis a serem analisadas, como por exemplo, quando compro um imóvel terminado, basta eu mobiliar e mudar, em pouco tempo estou com meu sonho realizado. Mas não devo esquecer que tudo na vida pode ter um lado negativo, e este imóvel que adquiri pode estar escondendo várias patologias, que só o tempo se encarregará de revelar.

No caso sua opção seja pela compra do imóvel acabado listo a seguir dois cuidados para ajudá-lo na hora da aquisição.

1-    É muito importante ter referências da empresa que fez o imóvel, e verificar como esta empresa se comporta diante dos problemas que aparecem.

2-    2 – Antes de fechar a compra do imóvel, contratar um profissional da área de arquitetura que seja capacitado, (veja que não estou dizendo habilitado), para fazer uma análise minuciosa em mais de 100 itens, para você não adquirir um produto que contenha vícios, que não poderão ser questionados posteriormente, pois ao recebe-lo você aceitou no estado que se encontra.

Em contrapartida você poderá fazer a opção pela construção, caso contrate um bom profissional, sua construção terá um custo menor em relação a profissionais inexperientes, e se a mão de obra contratada for boa, você não terá problemas, durante a construção e terá como um bônus um imóvel que atende todas suas necessidades, com a vantagem de você conhecer a origem dos produtos empregados bem como foi executado.

O lado ruim de se construir é que o processo construtivo utilizado neste pais é muito moroso, passando em geral em mais de um ano para ser finalizado.

Caso sua opção seja pela construção do imóvel listamos a seguir três cuidados para ajudá-lo na hora da contratação.

1-    Um projeto bem elaborado poderá ter um custo de aproximadamente de 2% do valor do imóvel, mas poderá gerar uma economia de até 30% do valor de construção deste mesmo imóvel, portanto a preocupação maior não deve ser o valor do projeto e sim a qualidade do mesmo.

2-     Procure profissionais capacitados, e consulte vários profissionais até sentir segurança, com certeza após sua pesquisa entenderá porque tem pessoas que são de outros estados e cidades, que contratam serviços de empresas sólidas como a Coutinho Arquitetura.

3-    Antes de fechar o projeto com qualquer escritório tenha uma conversa final sobre o orçamento, flexibilidade, serviços inclusos e não inclusos. Essa conversa é de grande valor para alinhar os detalhes finais antes de iniciar o processo de elaboração do seu projeto. Fica a seu critério ser presencial ou por telefone, mas só feche com o profissional que te passar a devida confiança.

Por fim, podemos considerar que a economia de um projeto de arquitetura e a construção em relação a compra de um imóvel parte de 15% a menos (para alguns poucos casos), 30% em média a até mais de 50% de economia.

Esperamos ter ajudado, e nos colocamos a disposição de dirimir eventuais dúvidas.

4738-5694 / 9.7094-9191

projetos@coutinhoarquitetura.com.br

FacebookLinkedInCompartilhar